De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, ao todo serão 10 dias de viagem entre ida, atendimento e retorno.
Começa na quarta-feira (9), mais uma viagem do Barco Saúde com atendimento médico à população ribeirinha do Baixo Madeira. O barco segue com mais de 20 profissionais da área da saúde em destino aos portos dos distritos de São Carlos, Nazaré e Calama.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) de Porto Velho, ao todo serão 10 dias de viagem entre ida, atendimento e retorno.
O atendimento será por demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento. Serão oferecidos os seguintes serviços:
- Vacinação Covid-19 e H1N1;
- Consulta com médico generalista;
- Oferta de teste rápido para Covid-19;
- Coleta de citopatológico de colo uterino;
- Planejamento reprodutivo com possibilidade de inserção de DIU;
- Atendimento ao pré-natal;
- Realização de testes rápidos para ISTs;
- Atendimento de crescimento e desenvolvimento infantil;
- Consulta com ginecologista;
- Educação em saúde;
- Oferta de preservativos e lubrificantes;
- Oferta de exames laboratoriais básicos;
- Dispensação de medicação de acordo com a prescrição médica e de enfermagem.
O Barco Saúde tem o objetivo de levar atenção básica às comunidades ribeirinhas para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, além de reabilitação e cuidados paliativos.
A ação é coordenada pelo Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) e conta com parcerias da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Exército Brasileiro.
Fonte: G1 RO