Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Covid-19

Anvisa autoriza uso da vacina da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos

O Ministério da Saúde decidiu se antecipar e negociou com a Pfizer 40 milhões de doses para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos (foto: JEFF KOWALSKY/AFP)

O anúncio foi feito durante sessão virtual nesta quinta-feira (16). Porém, o início da imunização para essa faixa etária ainda não tem data para começar

Estados Unidos já vacinam crianças desde o começo do mês de novembro com Pfizer – Foto: MIKE BLAKE/REUTERS

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacinação de crianças de 5 a 11 anos com o imunizante da Pfizer contra a Covid-19. O anúncio foi feito durante sessão virtual nesta quinta-feira (16).

Porém, o início da imunização para essa faixa etária ainda não tem data para começar, já que a inclusão no calendário depende de definição do Ministério da Saúde no Plano Nacional de Imunização (PNI).

De acordo com a Anvisa, o consórcio Pfizer-BioNTech enviou os dados e estudos de segurança que garantem o embasamento para a aprovação da campanha. Diversas sociedades médicas brasileiras também participaram das discussões para a liberação da vacina.

“Com base na totalidade das evidências científicas disponíveis, a vacina Pfizer-BioNTech, quando administrada no esquema de duas doses em crianças de 5 a 11 anos de idade, pode ser eficaz na prevenção de doenças graves, potencialmente fatais ou condições que podem ser causadas pelo SARS-CoV-2”, disse Gustavo Mendes, gerente-geral de medicamentos da Anvisa na sessão.

O imunizante sofreu adaptações para aplicação em menores de idade. A dose é cerca de um terço da liberada para aplicação em adultos. A formulação pediátrica também não pode ser feita a partir da dose destinada a adultos.

O armazenamento de vacina para crianças também será diferente da feita para os menores a partir de 12 anos. Os frascos terão cores diferentes para evitar erros na aplicação do imunizante.

A Pfizer já tinha autorização para o uso da vacina em crianças nos Estados Unidos e outros países, o que acelerou o processo de análise da agência brasileira. Antes da decisão, o imunizante já tinha a autorização para uso em maiores de 12 anos e segue sendo a única vacina contra a Covid-19 com liberação para ser aplicada em menores de idade no Brasil.

 

Fonte: band.uol

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Publicidade
× Quero anunciar!