Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Brasil

Casos de dengue dobram em todo o Brasil em 2022

Os casos de dengue dobraram, em todo o país, de janeiro até agora, em comparação ao mesmo período do ano passado. O Jornal Hoje mostra que a preocupação com outras doenças também transmitidas pelo aedes aegypti também cresce.

Segundo o último boletim do ministério da Saúde, já são quase 465 mil casos (464.255 casos) de dengue no país. Um aumento de mais de 100% em comparação ao ano passado. 131 pessoas morreram por causa da doença e outras 191 mortes ainda são investigadas.

Além da dengue, o aedes aegpyti transmite outras doenças, como chikungunya e o zika vírus, que em grávidas, pode causar microcefalia nos bebês.

No Brasil, foram registrados 1.480 casos de contaminação por zika, aumento de 31,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Os infectologistas alertam que a contaminação da mãe, em qualquer momento da gestação, pode prejudicar o desenvolvimento do bebê.

“Pode gerar microcefalia, pode gerar cegueira, calcificação cerebral, retardo mental ou todos eles juntos, E isso também pode ocorrer e ser observado depois do nascimento. Muitas vezes você faz esse acompanhamento durante a gestação e não consegue confirmar e aí a criança nasce e pode apresentar essas alterações que comentei”, explica o infectologista Alexandre Costa.
Para evitar essas doenças e a proliferação do mosquito é preciso tomar cuidado com o acúmulo de água.

“Eu tenho 20 anos que combato esse mosquito e não muda. Por mais que as pessoas sejam orientadas a não deixar água parada nos quintais a gente encontra, a não acumular lixo, a gente encontra lixo. É complicado, nessa parte assim o ser humano é falho, porque orientação a gente passa, mas não seguem”, alerta o agente de endemias Divino Carlos.

Fonte: G1

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página
Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Rondônia

Um vídeo que mostra os últimos minutos de vida de uma mulher que foi morta pelo tribunal do crime. A jovem identificada como Adriana...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Destaques

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Rondônia informa os horários de restrição de circulação de veículos em razão dos feriados de Natal e de...

Publicidade
× Quero anunciar!