Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Brasil

13º salário do INSS deve ficar para maio e junho, veja datas

A nova liberação da antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS para 2021, deve sofrer mais uma alteração e contar com pagamentos apenas a partir do mês de maio.

O presidente, Jair Bolsonaro havia dito que os pagamentos poderiam começar ainda em março, quando o Congresso Nacional aprovou o Orçamento de 2021 no dia 25. No entanto, devido a desacordos com relação ao Orçamento da União a antecipação do 13º salário deve atrasar mais uma vez.

O novo atraso é relativo ao Orçamento aprovado que gerou um déficit fiscal de R$ 247,1 bilhões. O projeto teria sido uma uma estratégia para “turbinar” outras emendas parlamentares via corte de despesas obrigatórias.

A manobra utilizada gerou um impasse entre o Governo Federal e o Congresso Nacional, logo o Orçamento acabou não sendo sancionado pelo presidente, que novamente inviabilizou o pagamento da antecipação.

Expectativas

Inicialmente a Secretaria de Previdência já havia estabelecido um decreto estabelecendo a antecipação do pagamento da primeira parcela do 13º salário para o mês de abril e a segunda para o mês de maio. No entanto, com o atraso do Orçamento a expectativa é de que a liberação ocorra apenas em maio e junho.

Outro fato que inviabiliza os pagamentos ainda no mês de abril diz respeito a folha de pagamentos da previdência, que é concluída próximo ao meio do mês, o que também inviabilizaria uma nova antecipação, tendo em vista que os lançamentos de pagamento já seriam feitos.

Caso o governo não elabore um calendário de pagamentos específico para liberação da antecipação do 13º salário em maio e junho, o governo deve pagar a antecipação junto com o benefício nas seguintes datas:

Benefícios com valor de até um salário mínimo

Final Maio Junho
1 25/mai 24/jun
2 26/mai 25/jun
3 27/mai 28/jun
4 28/mai 29/jun
5 31/mai 30/jun
6 01/jun 01/jul
7 02/jun 02/jul
8 04/jun 05/jul
9 07/jun 06/jul
0 08/jun 07/jul

Benefícios com valor acima de um salário mínimo

Final Maio Junho
1 e 6 01/jun 01/jul
2 e 7 02/jun 02/jul
3 e 8 04/jun 05/jul
4 e 9 07/jun 06/jul
5 e 0 08/jun 07/jul

 

Fonte: Jornal Contábil

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Brasil

O governo já tem a pronto um calendário inicial de pagamentos do auxílio emergencial. Com a aprovação pelo Congresso da Proposta de Emenda à...

Mundo

O Canal de Suez, no Egito, é uma das principais travessias marítimas do mundo para o transporte de mercadorias e matérias-primas. Desde terça-feira, a passagem...

Brasil

Governo suspeita que a variante P1 chegou ao país por meio de bolivianos contaminados em um casamento no Brasil; quatro municípios fronteiriços decidiram imunizar...

Publicidade
× Quero anunciar!