🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

UPA SUL de porto velho chega ao limite e servidores discutem com SAMU

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Sul de Porto Velho, que é referência no combate a covid-19, voltou a registrar superlotação de pacientes com coronavírus na tarde desta quarta-feira (10). Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde de Rondônia (Sindsaúde), a unidade está com mais de 60 pacientes. Desses, 40 estão em estado grave. De acordo com uma servidora que trabalha na UPA, os profissionais estão passando por sufoco, pois não tem como abrigar mais pacientes, e que vários estão sendo tratados nos corredores.

Ainda conforme as informações, os profissionais estão discutindo entre si, pois não param de chegar pacientes graves. “A ambulância está parada ali para entregar um paciente, tá tendo discussão por que não tem vaga e a moça do Samu quer deixar de qualquer jeito, e isso não pode acontecer, a gente tá com 40 pacientes graves”, disse a servidora. As UPAs da capital não têm leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os leitos que estão instalados nas unidades são de observação, ou seja, os pacientes graves precisam ser levados para algum hospital que tenha tratamento intensivo, e todos do Governo de Rondônia estão superlotados.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), disse que está aguardando a disponibilidade de leitos do Estado, e assim que for transferindo os pacientes, a unidade da zona Sul vai abrindo novas camas. No último dia 12 de fevereiro, a UPA Sul também havia registrado superlotação de pacientes infectados. A capital rondoniense vive o pior momento da pandemia. Nesta quarta, mais 27 pessoas morreram de coronavírus em Porto Velho.

 

Fonte: Rondôniaovivo

× Quero anunciar!