ESPECIAL MÊS DA MULHER
Por: Izabel Cristina
Pedagoga, com licenciatura em Letras: Português, autora, compositora, poeta, Josianne Paula Borck da Silva Lourenço, 24 anos, nasceu no dia 06/07/1998 é brasileira, natural de Porto Velho, Rondônia e atualmente mora em Triunfo, distrito de Candeias do Jamari, ainda no mesmo Estado. É voluntária no programa “Amigo do educando” da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) do distrito de Triunfo, onde também trabalha na biblioteca com o público de discentes e docentes da Escola Estadual Albino Buttner pela manhã.
No período vespertino, desempenha o papel de pedagoga auxiliando na alfabetização de alunos do 1° e 2° anos no programa “Tempo de Aprender” na Escola Municipal Jonatas Coelho Neiva.
Como poeta, a jovem lançou diversas coletâneas nacionais com outros autores do Brasil. Iniciou seu trabalho com a literatura por volta do ano de 2018, publicando seu primeiro poema “Viagem no tempo” na coletânea arquipélago, pela editora Andross.
Posteriormente, ainda no mesmo ano publicou um conto religioso chamado “Precioso aos olhos de Deus”, na coletânea “A marca da promessa” pela Barca Cristã, com selo editorial Porto de lenha.
1º livro solo
Já em 2019, teve seu primeiro livro solo publicado “Sementes do futuro”, pela editora Viseu. Depois da publicação e do lançamento de seu primeiro trabalho independente, foi convidada a participar da coletânea “Nair Calegaro” da série amigos, pela editora Borck, onde publicou o poema “Você “.
Desde então, participou de outras coletâneas com a editora como: Liberdade – Seleta de versos 2020. Teve seu poema Jardim do Amor publicado por duas vezes consecutivas – em Lori schiavo e Edelbe Fernandes 2020. Colisão Ocular – Maria de Souza Cezar 2020. Em 2021 publicou mais um poema com a editora- Até aonde vai o amor? – Eni Catelan).
Como educadora sempre teve grande admiração pela profissão, tendo seu pai (João Moreira Lourenço) como referência na educação. Foi esse apreço que a levou a desenvolver um projeto onde visava levar mensagens de incentivo e gratidão aos professores todos os anos no dia 15 de outubro, há mais de 11 anos, iniciando com mensagens manuscritas, mas hoje graças às tecnologias elas são digitalizadas e impressas para chegar em seu destino final (os professores) e tem suas próprias citações favoritas como:
“Não pare porque as circunstâncias te dizem para parar, continue porque você faz parte da engrenagem que movem outras pessoas”.
Trajetória
Josianne Borck escreve desde muito nova. Ela conta que começou com o projeto de levar mensagens para o Dia dos Professores no ano de 2011. Depois, passou a escrever para amigos que pediam mensagens, e assim, foi se interessando pela literatura.
Em fevereiro de 2014, começou a escrever o “Sementes do Futuro”. Em 2015, uma professora fez algumas revisões nos textos e a orientou a registrar pela Biblioteca Nacional, e o fez em 2017. Em 2018 iniciou participações literárias, e em 2019, as publicou.
“Fiz o lançamento no dia do meu aniversário, para tornar esse momento ainda mais especial, dia 6 de Julho de 2019, quando eu completava 21 anos. A literatura se tornou marcante na minha vida, pois foi um dom que Deus me deu para superar uma depressão na adolescência. Por isso, escrever é uma grande paixão, e procuro me expressar através da arte da escrita”, relata.
Hoje, a jovem escritora produz poemas, textos, letras, e está revisando um romance que escreveu. Mas já participou de oito coletâneas nacionais e o livro solo ” Sementes do Futuro”, um conto de reflexão que mostra a importância da valorização dos sentimentos nos dias atuais.