A presença de um grupo de porcos-do-mato nas ruas do Centro de Porto Velho mobilizou bombeiros, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e populares na manhã desta segunda-feira (17).
Ao todo, seis animais foram resgatados em três locais diferentes: rua Marechal Deodoro, rua Brasília e Avenida S
Dezenas de pedestres que passavam pelo local e funcionários de lojas da região pararam nos pontos onde os animais estavam para tirar fotos. “Se esses bichos saem em direção ao povo é perigoso”, disse uma senhora que se aproximou para fotografar os animais.
De acordo com o sargento Rodrigo de Jesus de Souza, que participou da captura, os animais tiveram ferimentos leves no deslocamento pela cidade.
Testemunhas contaram aos bombeiros que os animais podem ser da área de mata na região da Estrada Santo Antônio.
O sargento alerta que o porco-do-mato é perigoso, principalmente quando está em bando, e que caso a população encontre um deles na área urbana, deve acionar a corporação e não tentar contato com o bicho.
Os seis porcos serão devolvidos à natureza em uma área de mata.
ete de Setembro, uma das principais da capital. Funcionários de uma empresa de poços ajudaram na captura.
Por serem selvagens, os porcos-do-mato (também conhecidos como queixada) ficaram agitados com a presença humana. Um dos porcos chegou a entrar no terreno de uma escola e depois invadir uma frutaria, onde ficou acuado e acabou sendo resgatado.