Das 29 unidades incluídas no pacote de obras, 17 estão na etapa de elaboração de projetos, orçamento e aprovação. Outras seis seguem em fase de licitação e as demais estão com os trabalhos avançados.
São investidos mais de R$ 25,8 milhões. Estão incluídos nos valores, emendas parlamentares e recursos próprios do município, conforme determinado pelo prefeito Hildon Chaves.
Unidades
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Ernandes índio, no bairro Esperança da Comunidade, zona Leste da capital, é a que está com a obra mais adiantada, com quase 100% concluída e será entregue para a população neste mês.
A policlínica Hamilton Gondim e as UBS Aponiã, Ronaldo Aragão e Socialista, também na zona Leste, além das UBS de Nova Califórnia (próximo à divisa com o Acre) e das comunidades de Morrinhos e Palmares estão com cerca de 50% dos trabalhos finalizados.
“Essas unidades já deveriam ter sido entregues, mas a pandemia de Covid-19 atrasou o andamento dos trabalhos”, explica a secretária municipal de Saúde, Eliana Pasini.
Ela acrescenta que todo esse esforço por parte da gestão municipal tem o objetivo de “proporcionar um ambiente mais confortável aos servidores e ao público em geral, com melhores condições de trabalho e atendimento digno”.
As unidades de saúde da urgência e emergência, assim como as de Atenção Básica passarão por reformas e ampliações e já estão incluídas no pacote. Há obras previstas, por exemplo, na Maternidade Municipal, UPA Sul (já licitada), UPA Leste, (licitando), Policlínicas Ana Adelaide e Rafael Vaz e Silva, CEM, Lacen. Também serão feitas intervenções com melhorias nas unidades básicas de saúde e nas unidades existentes.
Fonte: Prefeitura de Porto Velho