🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Menu

Prefeitura alerta para aumento no número de casos de sífilis em Porto Velho.

O número de casos de sífilis adquirida vem aumentando em Porto Velho em todo o ano de 2023, segundo a prefeitura da capital. Entre janeiro e agosto foram registrados 672 casos da doença, sendo quase 250 deles somente nos últimos três meses.

Ainda de acordo dados do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), nos últimos cinco anos foram registrados na capital mais de 3 mil diagnósticos.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida por meio da relação sexual desprotegida – a sífilis adquirida – ou da transmissão vertical, da mãe para o feto – a congênita.

Quando não tratada a tempo, a doença pode comprometer o sistema nervoso central do paciente, o sistema cardiovascular e órgãos como olhos, pele e ossos.

É importante a realização do teste rápido para identificar a doença e o começar tratamento o quanto antes, para a redução do número de casos.

Segundo a Semusa, as unidades básicas de saúde estão preparadas com testes e equipamentos para atender a população. Para fazer o agendamento, o paciente deve apresentar um documento oficial com foto e o cartão do SUS.

Fonte: G1 Rondônia

× Quero anunciar!