“As situações mais comuns verificadas foram: falta de água e comida, animais presos por correntes curtas durante todo o dia, doentes e com infestação de carrapatos ou deixados em locais sujos e sem possibilidade de locomoção adequada”
Mais de 316 denúncias de maus-tratos a animais foram analisadas na Operação “Salve Patinhas II”, deflagrada na última semana na capital do estado. Segundo a Polícia Civil, todas as reclamações foram feitas anonimamente pelo número 197.
Até o momento, 20 inquéritos foram instaurados e vários animais em condições consideradas “extremamente irregulares” foram encontrados.
“As situações mais comuns verificadas foram: falta de água e comida, animais presos por correntes curtas durante todo o dia, doentes e com infestação de carrapatos ou deixados em locais sujos e sem possibilidade de locomoção adequada”, informou a Polícia Civil em nota sobre o balanço da operação.
Inicialmente são repassadas aos donos dos animais orientações quanto a melhor maneira de criar os bichinhos. E há repressão quando é verificado que as situações se repetem.
Como denunciar?
Além da denúncia encaminhada pelo 197, a população pode reclamar diretamente na Delegacia de Repressão ao Crime Contra o Meio Ambiente (DERCCMA), localizada na avenida José Amador dos Reis, 3214, bairro JK I.
Os contatos à delegacia também podem ser feitos pelo número (69) 9 8418-7820 ou via e-mail: derccma@pc.ro.gov.br.
É importante que na denúncia tenham pontos de referência para facilitar a localização da residência pelos policiais.
A ação acontece com apoio da Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).
Fonte: G1 RO