Paulo R.G., 54 anos, e Jeferson R.S., 31 anos, foram presos preventivamente na quarta-feira (31), durante a Operação Loki, deflagrada pela Polícia Civil de Cacoal e Vilhena em combate aos crimes de estelionato e moedas falsas.
De acordo com a Polícia, investigações iniciaram após denúncias informando que diplomas falsos estavam sendo apresentados em cartório para autenticação e reconhecimento de firmas dos diretores da instituição de ensino.
Com o avanço dos trabalhos, as investigações apontaram que Paulo Rufino, que reside em Cacoal, falsificava documentos, enquanto seu comparsa Jeferson, que mora em Vilhena, administrava um perfil falso no Facebook e vendia certificados.
Segundo a Polícia, os produtos oferecidos eram CNHs falsificadas, diplomas, dinheiro e até mesmo cartões de crédito em nome de terceiros com crédito de até R$ 10 mil.
Na operação os investigadores apreenderam diversos diplomas, computadores, celulares, carimbos, instrumentos para a adulteração dos certificados na residência dos envolvidos.
Ainda segundo a Polícia, Paulo e Jeferson já haviam sido processados e julgados anteriormente pela prática do mesmo tipo de crime.
A Polícia Civil já identificou mais de 50 certificados de conclusão do ensino médio falsificados, que poderão causar prejuízos irreparáveis aos que utilizaram.
A operação recebeu o nome Loki, o deus da mentira na mitologia nórdica.
Os dois presos foram encaminhados para o sistema prisional, onde ficarão à disposição da justiça.