De acordo com a direção do mini presídio de Cacoal, onze detentos que cumprem pena estão com suspeita de estarem com coronavírus. Os apenados foram colocados em isolamento.
Segundo a direção do presídio, os presos tiveram febre em um dia, e a partir do dia seguinte não apresentaram mais sintomas. Por precaução, os apenados foram mantidos em isolamento, sendo monitorados diariamente e medicados. Eles devem ficar sete dias em isolamento para poder fazer o teste rápido, dentro do próprio presídio.
As visitas estão suspensas no mini presídio desde o início da pandemia, e por isso a direção do local não descarta a possibilidade dos apenados estarem com outra doença. Entretanto, existe um grande fluxo de servidores e de presos na unidade, o que pode ter levado o vírus para o local.
De acordo com o boletim do sistema penitenciário de Rondônia, no estado foram registrados 275 casos de Covid-19 entre detentos, sendo que 196 já estão curados. Um óbito foi registrado. Em todo o Brasil, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça, o número de casos ultrapassa 19 mil, e 150 mortes.