Os pais José Edilson Oliveira, 67 anos, e Helena Felipe de Melo, de 64 anos, nordestinos do município de Iguatu, no estado do Ceará, estão muito felizes com os últimos fatos sobre a família.
O motivo de tanta alegria é a recente conquista de Mônica Melo de Oliveira, filha mais nova do casal, que recebeu o diploma de formação em Medicina neste sábado, 11 de março. Edilson e Helena, que também são pais de Josefa Felipe de Melo, fazem parte de um grupo de milhares de pessoas que deixaram o Nordeste e migraram para a região Norte, em busca da realização de alguns sonhos. No caso deles, fixaram residência em Guajará-Mirim, quando suas duas filhas ainda tinham, Mônica de 9 meses e Josefa de 10 anos.
Eles residem há décadas no bairro Jardim da Esmeralda, onde suas filhas cresceram e são tratados com muito respeito e carinho pelos demais moradores. Antes de residir no local onde vivem atualmente, Edilson e Helena residiam no bairro Próspero. Edilson sempre foi um homem muito simples e praticamente não teve chances de estudar, visto que precisava se dedicar muito ao trabalho, com o objetivo de oferecer o melhor para sua família. Ele foi aposentado em 2021, após exercer por muitos anos a profissão de vigilante em Guajará-Mirim. Helena sempre foi uma mãe muito dedicada ao esposo e aos filhos.
A filha mais nova do casal, Mônica Melo Oliveira, iniciou seus estudos na Escola José Carlos Nery, no bairro Próspero e concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Alkindar Brasil de Arouca. Ao terminar o Ensino Médio, passou a sonhar em estudar Medicina, mesmo sabendo que o ingresso no curso é muito difícil no Brasil, especialmente para filhos de famílias com pouco poder aquisitivo. As matriculas e mensalidades nas instituições privadas possuem valores muito elevados e o ingresso em instituições públicas é muito difícil, em virtude da quantidade de vagas oferecidas.
Mônica Melo sabia que seus sonhos provavelmente não seriam realizados, por ser filha de família humilde de migrantes nordestinos com renda que não permitia investimentos tão altos. Porém ela teve a oportunidade de ingressar da Universidade Cristiana de Bolívia – UCEBOL, instituição muito conhecida por famílias rondonienses.
O fato de ingressar na UCEBOL não representava o fim das dificuldades. Mônica Melo enfrentou muitos desafios, durante todo o período como acadêmica de Medicina. Os obstáculos, muitas vezes, pareciam intransponíveis, mas ela jamais cogitou a possibilidade de desistir dos antigos sonhos e certamente o coração nordestino falou muito alto nos momentos mais difíceis que precisou enfrentar em sua trajetória no curso de Medicina. Finalmente, neste dia 11 de março de 2023, ela recebeu seu diploma, após ter concluído com muito sucesso todas as disciplinas. O diploma tão sonhado por Mônica Melo foi entregue a ela pelo Magnifico Rector de La Universidad, Dr. Soo Hyun Chung, autoridade máxima da respeitada instituição. O diploma dá a ela o direito de exercer a profissão de médica em toda a província da Bolívia.
O site Guajará Notícias, na pessoa do seu diretor e proprietário João Teixeira, vem de público parabenizar essa jovem sonhadora que, com ajuda exclusivamente de seus pais, conseguiu vencer essa primeira etapa. Desejamos muito sucesso e que no mais breve espaço possível de tempo ela possa atender a população de sua cidade e demais municípios do estado de Rondônia, após cumprir as formalidades legais do Brasil, para a obtenção do CRM, requisito necessário para a atividade de Medicina em nosso país.
Fonte: : Guajará Noticias