O município de Guajará-Mirim/RO, fronteira com a Bolívia, vai sediar a Operação Guararapes no período de 20 a 25 de maio. A 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl), sediada em Porto Velho/RO, realiza no município a Operação.
A Operação é um adestramento militar da Brigada Príncipe da Beira e conta com a participação de 550 militares e 30 viaturas das diversas Unidades da Brigada sediadas nos seguintes municípios de sua área de responsabilidade: Humaitá/AM; Rio Branco/AC; Cruzeiro do Sul/AC; Guajará-Mirim/RO; e Porto Velho/RO.
De acordo com a assessoria de Comunicação Social da 17ª Brigada, durante a Operação, haverá movimentação de tropas nas áreas urbanas e rurais do município, com algumas atividades de simulação de combate, tais como: patrulhas a pé, motorizada e postos bloqueio e controle nas vias urbanas do município. Em alguns locais, serão utilizados fogos de artifício representando embates no contexto do exercício. A assessoria ressalta que não há o menor motivo de preocupação por parte da população, pois se tratam de ações controladas.
Ainda ratifica a assessoria que o adestramento contribui para que as tropas da Brigada Príncipe da Beira exercitem e integrem as funções de combate doutrinariamente previstas: Comando e Controle, Movimento e Manobra, Inteligência, Fogos, Logística e Proteção. Tudo com a finalidade de manter elevado o nível de prontidão da tropa.
A Operação Guararapes, no município de Guajará-Mirim, faz parte da Operação (OP) Amazônia, do Comando Militar da Amazônia (CMA), sendo considerada sua primeira fase. A Operação Amazônia é o maior exercício de defesa externa já realizado pelo CMA.
Fonte: O MAMORÉ