Connect with us

Oi, o que você está procurando?

Mundo

França e Reino Unido deslocam embarcações de guerra para a ilha de Jersey em disputa por direitos de pesca

França e o Reino Unido deslocaram embarcações de guerra para a ilha de Jersey, protetorado britânico que fica perto da costa francesa, nesta quinta-feira (6), em disputa pelos direitos de pesca, que mudaram após o Brexit – a saída dos britânicos da União Europeia.

Países intervieram após pescadores franceses afirmarem que estão sendo injustamente proibidos de navegar nas águas da ilha de Jersey e ameaçarem usar seus barcos para bloquear o principal porto da ilha.

Segundo eles, as autoridades do Reino Unido, que são responsáveis por emitir as novas permissões, começaram a rejeitar muitos pedidos, surpreendendo os trabalhadores – apenas 41 de 344 barcos receberam a nova licença.

 França e Reino Unido deslocam embarcações de guerra para a ilha de Jersey — Foto: Reprodução/TV Globo

França e Reino Unido deslocam embarcações de guerra para a ilha de Jersey — Foto: Reprodução/TV Globo

As autoridades da ilha alegaram que muitos não conseguiram comprovar que possuíam uma ligação histórica com aquela área pesqueira e que distribuíram as licenças conforme as novas regras.

O governo francês fala que foram aplicadas “condições que não estavam previstas no acordo pós-Brexit”. E pede que os britânicos “respeitem os compromissos que assumiram”.

A pesca sempre foi uma das questões mais sensíveis na negociação do acordo comercial pós-Brexit. No entanto, esse é o primeiro episódio de tensão diplomática entre franceses e britânicos no canal da mancha.

Pescador francês na ilha de Jersey — Foto: Reprodução/TV Globo

Pescador francês na ilha de Jersey — Foto: Reprodução/TV Globo

Em retaliação ao Reino Unido e a proibição da pesca, a França ameaçou cortar a luz da ilha, já que 95% da eletricidade do território chegam por três grandes cabos submarinos que saem da França.

Com o Brexit, o medo é que essa tensão aumente. Nesta quinta-feira (6), a União Europeia pediu calma à França e ao Reino Unido – uma primeira tentativa de acabar com esse clima de batalha naval.

Fonte: G1

Publicidade. Continue lendo sua matéria ao descer mais a página

Faça um comentário

Notícias relacionadas

Destaques

O Brasil bateu mais uma triste marca na pandemia nesta terça-feira (23), registrando mais de 3 mil mortes por Covid em um dia pela primeira...

Capital

A Caixa Econômica Federal depositará o dinheiro na conta corrente informada pelo trabalhador ou na conta poupança digital, usada para pagar o auxílio emergencial,...

Brasil

A Associação Médica Brasileira (AMB) divulgou um boletim nesta terça-feira (23) na qual condena, entre outros pontos, o uso de remédios sem eficácia contra...

Mundo

O Canal de Suez, no Egito, é uma das principais travessias marítimas do mundo para o transporte de mercadorias e matérias-primas. Desde terça-feira, a passagem...

Publicidade
× Quero anunciar!