Na última sexta-feira (24), a Universidade Federal de Rondônia sediou um debate sobre políticas públicas para a cidade de Guajará-Mirim, com o objetivo de discutir propostas que possam melhorar a qualidade de vida da população da região. O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o Professor Dorosnil Alves, a Prefeita Raissa Bento, o Vereador Elias Crispim e o presidente do Comitê Cívico Seccional Guayaramerín, Felipe Oni, que representou o lado boliviano.
Entre os pontos discutidos, destacou-se a construção da Ponte Binacional Brasil-Bolívia, que ligaria Guajará-Mirim à cidade boliviana de Guayaramerín. A iniciativa poderia trazer importantes benefícios, como o estreitamento dos laços diplomáticos entre os dois países, o fortalecimento do turismo e a geração de novos empregos.
Outra demanda levantada durante o debate foi a importância de novos cursos superiores na UNIR e IFRO, especialmente o curso de medicina, para tornar Guajará-Mirim uma cidade universitária.
A educação é vista como fundamental para o crescimento da região. A agroindústria também foi discutida como uma possibilidade de impulsionar a economia local e gerar mais renda para a população. Com apoio do governo, a iniciativa poderia transformar Guajará-Mirim em um polo agroindustrial.
Por fim, o Deputado Alan Queiroz se comprometeu em destinar emendas parlamentares para a cidade, como uma forma de melhorar a infraestrutura, saúde, educação e outras áreas essenciais. O debate foi considerado muito produtivo e motivador pelos participantes, que destacaram a importância do engajamento de todos para tornar essas ideias em realidade.
“Estou feliz em ver tanta gente engajada em melhorar a vida dos cidadãos de Guajará-Mirim e região. Vamos trabalhar juntos para tornar essas ideias em realidade e desenvolvermos cada vez mais a nossa Ponta do Abunã!” afirmou o deputado.
Fonte: Rondoniadinamica