O aumento do nível do rio Pacaás Novos, no município de Guajará-Mirim, tem causado muita preocupação às autoridades municipais e estaduais. Por este motivo, a Defesa Civil da Pérola do Mamoré, em parceria com autoridades do Governo de Rondônia, já adotou as primeiras medidas, objetivando evitar surpresas, quando às cheias que ocorrem todos os anos na região.
Um trabalho de monitoramento de alguns pontos dos rios Mamoré e Pacaás Novos está sendo feito diariamente, segundo informações do Coordenador da Defesa Civil de Guajará-Mirim, Jovito Candury Pinheiro Neto.
Segundo o Coordenador da Defesa Civil, recentemente foram analisados alguns vídeos do volume de água dos rios e a situação é considerada preocupante, em algumas localidades. Jovito Candury informou que uma equipe da Defesa Civil sairá do município na próxima terça-feira, dia 28, com destino ao povoado de Margarida, passando pela localidade de São Luís. Pelos registros feitos nos últimos dias, a comunidade de São Luís encontra-se inundada, fato que não foi registrado em anos anteriores.
Novas fotos e vídeos serão feitos esta semana, com a finalidade de monitorar o nível da água a partir deste levantamento. Juntamente com a equipe da Defesa Civil, estará presente uma equipe do Corpo de Bombeiros Militares de Guajará-Mirim.
A Coordenação Estadual da Defesa Civil informou que já está ciente da situação e que dará apoio logístico ao município de Guajará-Mirim, nos trabalhos de verificação e prevenção dos problemas causados pelas cheias dos rios da região. O apoio prestado pelo Governo de Rondônia será efetivado com a distribuição de água potável, cestas básicas, medicamentos e atendimento médico às pessoas necessitadas.
Vale lembrar que, em anos anteriores, quando o volume de água dos rios da região subiu muito acima das previsões, os municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim ficaram praticamente isolados da capital do estado e o único meio de acesso era pelo uso de aeronaves.
Assim, é necessário que as autoridades estejam em constante alerta, principalmente em função dos problemas de inundações já registrados em alguns municípios de Rondônia e também no vizinho estado do Acre. No caso do estado vizinho, o número de famílias atingidas pela enchente já é muito grande e diversas correntes de solidariedade já trabalham para entregar alimentos e água potável para as vítimas.
A equipe de redação do Jornal Guajará Notícias acompanha toda a movimentação e as ações da Coordenação de Defesa Civil, com o objetivo de manter a população informada sobre os fatos.
Fonte: Fonte: Guajará Noticias