Projetos previstos para o estado de Rondônia com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foram abordados pelo governador Marcos Rocha (União) durante entrevista no JRO1 nesta quarta-feira (16). O Novo PAC prevê um investimento de quase R$ 30 bilhões em áreas como saúde, educação, cultura, segurança, conectividade, infraestrutura, entre outros.
Dentre os projetos abordados estão a conectividade de escolas e hospitais, a construção da Ponte Binacional entre Brasil e Bolívia, a duplicação da BR-364 e a construção de casas pelo Minha Casa, Minha Vida.
Duplicação BR-364, em Rondônia — Foto: Antônio Lucas/Alero
O govenador ressaltou que alguns projetos ainda serão realizados e apresentados ao Governo Federal, pois os recursos previstos serão aplicados ao longo dos anos.
“Nós vamos ter então os recursos sendo aplicados até 2026, em torno de R$ 1,3 trilhão no Brasil inteiro, e o restante aplicado após 2026. Ou seja, nós vamos ter recursos sendo aplicados até 2026 e também depois do governo. E isso é muito bom porque vai permitir a gente planejar de deixar o PPA, o Plano Plurianual, prontinho para o governo que vai chegar”.
Além das obras previstas no Novo PAC, o governador falou da possibilidade de transformar o Hospital de Guajará-Mirim, ainda em construção, e um Hospital Universitário, e da realização de um novo concurso da Polícia Militar.
Confira os trechos da entrevista:
Transporte
“Nós entregamos ao Governo Federal alguns pedidos, como por exemplo a Ponte Binacional, fizemos o pedido também da duplicação da BR-364, fizemos o pedido tanto do aeroporto de Ariquemes quanto do aeroporto de Ji-Paraná. Por enquanto Ji-Paraná vai ser atendido com essa obra do Novo PAC. São uma série de ações importantes que a gente fez o pedido, mas que na verdade é um trabalho de muitas mãos no sentido de fazer com que Rondônia tenha um desenvolvimento ainda maior durante esses próximos quatro anos”.
FONTE: G1RONDONIA