Connect with us

Hi, what are you looking for?

Capital

Cáritas Brasileira apresentará uma projeção fotográfica sobre a migração no Museu da Memória Rondoniense

Foto: Dimas Oliveira

A Cáritas Brasileira, por meio do projeto Europana, lança nesta terça- feira (29), às 19h (horário local), o PANAS – Exposição Urbana sobre migrantes no Brasil, que será projetada no Museu da Memória Rondoniense.

A projeção das fotografias faz alusão ao Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, 27 de setembro, e tem o objetivo de contribuir para o acolhimento de pessoas migrantes e refugiadas no Brasil e provocar a reflexão sobre a história da migração no país.

Além de Porto Velho, a projeção será realizada em mais duas capitais: São Paulo (SP) e Recife (PE), às 20h (horário de Brasilia).

A curadoria fotográfica da projeção teve por objetivo promover o trabalho artístico de fotógrafos\as profissionais e amadores que retratam a identidade de migrantes e refugiados\as em todo território nacional. As imagens selecionadas mostram, especialmente, o fluxo da migração latino-americana e abarca diferentes realidades de integração, acolhimento e perspectivas migrantes.

Entre as fotografias, também serão projetadas os seis verbos do papa Francisco retiradas da mensagem para o 106º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Os verbos traduzem ações muito concretas e interligadas, numa relação de causa-efeito. Leia a mensagem na íntegra: https://bit.ly/33BwDLm

Além da projeção, as fotos selecionadas serão projetadas em outro ciclo, em 18 de dezembro de 2020 – Dia Internacional dos Migrantes. Essa segunda fase do PANAs – Exposição Urbana sobre migrantes no Brasil,  será realizada nas cidades de Florianópolis (SC) Curitiba (PR) e Boa Vista (RR).

SOBRE O PROJETO

O Europana é uma iniciativa que tem como objetivo dar suporte às pessoas migrantes e refugiadas que estão em situação de vulnerabilidade social, em especial, à população venezuelana no Brasil e em outros cinco países da América Latina. O programa é financiado pela União Europeia, fruto do consórcio liderado pela Cáritas Luxemburgo, compartilhado com a Cáritas Alemã, além da Cáritas Suíça e com as partes executoras nos países, como a Cáritas Brasileira.

Pana é uma palavra de origem venezuelana, que significa amigo. A expressão é muito utilizada por migrantes desse país, especialmente, pelos indígenas da etnia Warao.

*Informações iniciais da Cáritas Brasileira

Click to comment

You May Also Like

TOP 10

Resumos são pequenas descrições opcionais do conteúdo do seu post feitas manualmente, que podem ser usadas em seu tema

Destaques

O Governo de Rondônia entregou na terça-feira (19) o primeiro lote de vacina contra a Covid-19, a CoronaVac, que vai imunizar 3.420 pessoas de...

Destaques

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa aos interessados em ingressar na Rede Estadual de Ensino de Rondônia sobre o início do cadastro...

Brasil

Caminho até a imunização massiva ainda é longo, alerta especialista No momento em que a vacinação começa nas Américas, a Organização Pan-Americana da Saúde...

× Quero anunciar!