🎙 A rádio que todo mundo ouve!

🎼 Escute no rádio, no carro, pelo APP e pelo site!

--:--
--:--
  • cover
    Rádio Porto Velho

Menu

ASTRONOMIA: Eclipse solar anular poderá ser visto em outubro no Brasil.

Em 14 de outubro deste ano será possível observar um eclipse solar anular no Brasil. Segundo informações da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), o fenômeno cruzará as Américas do Norte, Central e do Sul e passará no norte do país antes de terminar ao pôr do sol no Oceano Atlântico.

Um eclipse solar anular ocorre no momento em que a Lua passa entre o Sol e a Terra enquanto está em seu ponto mais distante da Terra. Dessa forma, a Lua criará um efeito de “anel de fogo” no céu.Quatro fases

Esse fenômeno é divido em três partes, sendo elas:

Eclipse Parcial: também conhecida como primeiro contato. Nesta fase, a Lua começa a passar na frente do Sol, bloqueando lentamente cada vez mais a luz do Sol, fazendo com que o Sol pareça com a Lua em sua fase crescente.

Anularidade: nesta fase a Lua passará completamente na frente do Sol, dando a impressão de que ela é menor que o Sol deixando um “anel” do Sol visível atrás da Lua. Esta fase acontece cerca de uma hora e 20 minutos após o início da primeira etapa. “Durante o eclipse, o céu ficará mais escuro, embora não tão escuro como durante um eclipse solar total”, ressalta a NASA.

Retornar ao Eclipse Parcial: “A Lua continuará então passando pela face do Sol por cerca de uma hora e 20 minutos, produzindo outra fase de eclipse parcial”, explica a agência.

Para apreciar o eclipse, a Nasa recomenda o uso de uma proteção ocular especializada projetada para visualização solar. “Observar qualquer parte do Sol brilhante através de lentes de câmera, binóculos ou telescópio sem um filtro solar de propósito especial causará instantaneamente lesões oculares graves”, explica a agência.

 

Fonte: Rondônia Ao Vivo

× Quero anunciar!