O município de Alta Floresta do Oeste (RO), situado na região do Vale do Guaporé, decretou situação de emergência por conta das forte chuvas que atingem a cidade. O decreto, preparado junto à Defesa Civil da cidade, foi assinado nesta terça-feira (21) pelo prefeito Giovan Damo (União Brasil) e ainda deve ser publicado em Diário Oficial.
Segundo o prefeito, a escolha pela situação de emergência leva em consideração que os danos registrados até o momento são apenas materiais. Não foram registradas mortes na cidade por conta da enchente causada pelas chuvas.
“Está sendo providenciado o decreto de situação de emergência, não cabe outro, porque graças a Deus não tivemos mortes, então vamos decretar situação de emergência”, afirmou Damo.
O prefeito afirmou ainda que a situação é histórica para a cidade.
“Já tinha ocorrido [outras situações de enchentes], mas com a água onde tá chegando aqui é histórico”, disse o prefeito.
O decreto deve ser publicado no Diário Oficial dos Municípios (DOM) até a próxima quarta-feira (22).
Situação no interior
As cheias atingem outras cidades pelo interior de Rondônia, como o município de Nova Brasilândia D’Oeste.
Em Rolim de Moura a Defesa Civil da região fez um alerta para o risco de enchente na cidade. Buritis, Ariquemes e Governador Jorge Teixeira e Campo Novo de Rondônia também estão sofrendo com a mesma citação.
Leia mais: OURO PRETO: Menina morre após ser arrastada pelas águas e cair em bueiro
.
G1RO