Quatro carretas vindas do Sul e Centro Sul do País saíram hoje (20) de Porto Velho com destino a Manaus levando 100 mil metros cúbicos de oxigênio para atender pacientes em estado grave da Covid-19.
A Policia Rodoviária Federal disponibilizou cerca de 6 viaturas para fazer a escolta da carga.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT – também dará apoio no trajeto da BR-319, com uma frota de terraplanagem para garantir a passagem das cargas, caso haja alguma dificuldade na estrada que nesta época do ano, com as frequentes chuvas, apresenta alguns obstáculos para os motoristas.
O transporte via terrestre, se deve ao menor tempo do que o transporte via balsa, que leva até 6 dias para chegar a capital do Amazonas.
As carretas devem estar em Manaus dentro de 36h a contar da saída de Porto Velho.
A quantidade de oxigênio que está sendo levada, ou seja, os 100 mil metros cúbicos, é o suficientes para atender apenas um dia e meio a demanda em Manaus.
Outra carga, com mais 100 mil metros cúbicos está a caminho de Rondônia e deve chegar ainda esta semana para receber a escolta da PRF e o mesmo apoio logísticos que as equipes policiais e do Dnit em Rondônia estão prestando.